Capela de Itapacorá de Nossa Senhora Da Conceição. Pachecos. Itaboraí. RJ.

Edificada em meados do séc. XIX na fazenda Itapacorá em invocação a N. Senhora da Conceição, o prédio histórico fica numa pequena elevação, solitário, porém em posição de destaque e, mesmo hoje se impõe por sua beleza colonial como lembrança de um período em que a lavoura de Cana-de-açúcar era a principal economia de nossa região sendo a reminiscência dos Alvares de Azevedo, uma das famílias mais importantes no cenário sócio-político do Brasil, com forte presença na região e no Rio de Janeiro.
Foi tombada através do DEC. Nº 112, de 30/10/1996. Em seu dispositivo de Nº 04. Capela da Fazenda Itapacorá– localizada na estrada da Fazenda Itapacorá (Ib 20) S/Nº - Pachecos – proteção total – Caráter compulsório – Livro Histórico.
Após anos de declínio com o eminente processo de arruinamento, e mesmo assim, sendo utilizada de forma precária pelos moradores, é “salva” pelo atual governo e, em 2013, restaurada e revitalizada pela empresa CGR, sob a coordenação e fiscalização do Departamento de patrimônio Histórico da Casa Heloísa Alberto Torres e devolvida a população pelo prefeito Helil Cardozo com a direção da empresa se tornando um marco na relação público-privada na salvaguarda do patrimônio histórico de Itaboraí.
Hoje, a Capela particular de Itapacorá, edificação histórica que representa um dos períodos áureos de itaboraí, é um importante equipamento cultural para o município, sendo utilizada em eventos, saraus, seminários, além do esporádico uso religioso para a comunidade local e já há um programa de visitação turístico/ cultural e, em breve, após a assinatura de um termo de compromisso com a empresa CGR, outras ações voltadas à memória histórica e de meio ambiente serão implementadas.

Fonte : Fundação Cultural de Itaboraí, em 5 de Dezembro 2014.https://www.facebook.com/fcitaborai/