As ruínas do convento São Boaventura de Macacu

Frei Sandro Roberto da Costa, professor do Instituto Teológico Franciscano (ITF), onde leciona História da Igreja, e Coordenador do Departamento de História Franciscana (DEHIF) da Família Franciscana do Brasil, é doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.

As ruínas do convento São Boaventura de Macacu.

Sumário : Os franciscanos no Brasil. p.4 Situando o Convento São Boaventura no seu contexto.. p.5 Os franciscanos no Rio de Janeiro . p.6 Primeiros franciscanos em Macacu . p.7 Doação do terreno. p.8 A construção do convento. p.11 Atividades dos franciscanos em Macacu e região. p.13 O Noviciado; p.16 A Vila de Santo Antônio de Sá e o convento São Boaventura durante o século XVIII; p.17 O desenvolvimento econômico da Vila.19 A reconstrução do convento; p. 22 A decadência; p.22 Conclusão............................ Bibliografia ...

In: AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL.

http://www.franciscanos.org.br/wp-content/uploads/2015/08/pedras-que-falam.pdf

Pedras que falam !

" O Rio de Janeiro, na passagem do século XVI para o XVII, era o retrato do desenvolvimento econômico e social que tomava conta do Brasil. Já nas suas primeiras décadas de existência, a pequena povoação fluminense expandia-se para além do recôncavo. A Serra dos Órgãos, verdadeira muralha a impedir o avanço para além-montes, aos poucos deixava de ser o limite.[...] As ruínas do Convento São Boaventura possibilitam uma ampla gama de abordagens, a partir de uma vasta possibilidade de conhecimentos: a antropologia, a sociologia, a geografia, a arquietura, a história, a ecologia, entre outros. Nosso campo é a história. Neste artigo, além de nos valermos de algumas obras clássicas sobre o convento e a presença franciscana na região, buscamos alicerçar nossa exposição em fontes oferecidas por outras ciências humanas. Assim, num diálogo interdiscipinar, procuramos ouvir o que aquelas pedras nos dizem, sobre a vida dos homens e mulheres que um dia sonharam e realizaram esta majestosa construção." Roberto da Costa, Leandro.

 

Convento S.Boaventura e Porto das Caixas.TV Luau. Janaína Botelho.