Bibliotecas Digitais

Hemeroteca Digital Brasileira

A Fundação Biblioteca Nacional oferece aos seus usuários a HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA, portal de periódicos nacionais que proporciona ampla consulta, pela internet, ao seu acervo de periódicos – jornais, revistas, anuários, boletins etc. – e de publicações seriadas.

Biblioteca Digital do IBGE

A Biblioteca Central do IBGE tem sua origem com a publicação da Resolução nº 84, de 18 de julho de 1938, da Assembleia Geral do Conselho Nacional de Estatística, que orienta providências para ampliação da biblioteca existente de modo que não só as obras clássicas, mas ainda, publicações técnicas estivessem disponíveis a vários ou a todos os serviços coordenados pela instituição. Nesse sentido, a Presidência do IBGE ficava autorizada a solicitar aos Ministérios a cessão das publicações encaminhadas às respectivas bibliotecas gerais ou pertencentes a serviços de estatística que pudessem ser úteis à Biblioteca Central do IBGE.

Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

 

 

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados Federais

A Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados reúne conteúdos informacionais relevantes para as atividades legislativas.

Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais que contêm publicações editadas pela Edições Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, estudos e notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento.

Gallica - Bibliothèque numérique de France

A Gallica é a biblioteca digital da Bilblioteca Nacional da França

Arquivos Públicos

Arquivo Nacional do Brasil

O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal, integrante da estrutura do Ministério da Justiça.

 

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, unidade administrativa da estrutura básica da Secretaria de Estado da Casa Civil, tem por finalidade implementar a política estadual de arquivos definida pelo Conselho Estadual de Arquivos - CONEARQ, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e divulgação do patrimônio documental estadual, garantindo pleno acesso à informação visando apoiar a administração pública e a tomada de decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e incentivar a produção de conhecimento científico e cultural.

Arquivo Histórico do Exército Brasileiro

O Arquivo Histórico do Exército vem cumprindo, basicamente, a mesma missão que lhe foi imposta pelo príncipe D. João que é conservar, restaurar e manter a memória institucional, operacional e dos integrantes do Exército Brasileiro e do País.

Arquivo Nacional Torre do Tombo

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo é um serviço dependente da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, serviço central da administração directa do Estado – integrado na Secretaria de Estado da Cultura – e é um dos arquivos de âmbito nacional da rede portuguesa de arquivos.

Museus

DAMI - Museu Imperial de Petrópolis

O Projeto DAMI (Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial) foi idealizado objetivando a disponibilização de todo o acervo do Museu Imperial na internet, por meio do desenvolvimento de uma base de dados que possibilite ao usuário/pesquisador o acesso tanto às imagens, representantes digitais de cada item do acervo, quanto ao conteúdo detalhado sobre cada uma delas.

Museu Histórico Nacional

O Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional é formado por coleções, a maioria de caráter privado, que abrigam 55.600 documentos iconográficos e manuscritos, importantes para a história do Brasil.

Autarquias, Fundações e Associações

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO/ Agência no Brasil

Agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/ humanas e comunicções/informação

As atividades culturais procuram a salvaguarda do patrimônio cultural o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, criado em 1975, é o herdeiro direto da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Guanabara - DPHA, criada por decreto em 1963 (primeiro órgão de preservação do patrimônio cultural, em nível estadual). O Instituto dedica-se à preservação do patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro, elaborando estudos, fiscalizando e vistoriando obras e bens tombados, emitindo pareceres técnicos, pesquisando, catalogando, inventariando e efetuando tombamentos. 

Fundação D. João VI de Nova Friburgo

Missão: Promover e incentivar, por quaisquer formas, pesquisas e ações no âmbito da História de Nova Friburgo e regiões vizinhas de interesse, bem como no âmbito da tecnologia aplicada às atividades arquivísticas, museológicas e educacionais, com o objetivo de produzir e difundir conteúdos de natureza teórica e aplicada.

Pesquisas genealógias:

Colégio Brasileiro de Genealogia

O Colégio guarda seu bem mais precioso: um arquivo de fichas, com todos os casamentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, desde 1616 até início do séc. XX. Este arquivo foi organizado por sócios fundadores e outros que, nas décadas de 1950/60, se dispuseram a ajudar na leitura dos livros antigos das freguesias da cidade e nas anotações dos respectivos assentos.

Além do arquivo de fichas, o CBG dispõe, ainda, de uma significativa biblioteca especializada, que há muito ultrapassou os mil volumes.

Family Search

FamilySearch (antiga Sociedade Genealógica de Utah) é uma organização de pesquisa genealógica mantida pela Igreja de Jesues Cristo dos Santos dos Último Dias e é a maior organização voltada para esse tipo de pesquisa no mundo.

ARQUIVO DA CÚRIA METROPOLITANA RJ

O Aquivo Arquidiocesano encontra-se instalado no subsolo da catedral Metropolitana, em espaço remodelado em 2003. Constitui-se num dos mais ricos e completos conjuntos documentais brasileiros, com aproximadamente 1100 metros lineares, e percorre a nossa história desde o século XVII, através de seus documentos manuscritos, impressos e iconográficos, compondo um retrato sócio-religioso do Brasil.

Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói

O Arquivo da Cúria Metropolitana de Niterói possui um corpus documental que data desde o século XVII até o século XX.