Missão Científica Austríaca de 1817 - Von Martius

Von Martius

Museu Von Martius e Capela da Nossa Sra da Conceição do Soberbo. Guapimirim. RJ.
A antiga casa-sede da fazenda Barreira do Soberbo, no Parque Nacional de Serra dos Órgãos, abriga hoje um museu em homenagem ao botânico e naturalista alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius. Um dos membros da missão científica enviada ao Brasil pelos governos bávaro e austríaco, em 1817, Von Martius percorreu diversas regiões brasileiras a cavalo, durante três anos, até se hospedar na fazenda do Soberbo.

Conhecedor de mais de 12 mil espécies da fauna e da flora brasileiras, Von Martius fez um trabalho tão significativo que o Dia Nacional da Botânica, 17 de abril, é comemorado na data de seu nascimento.
Além do pesquisador, o Imperador dom Pedro II, a Princesa Isabel e o Conde D'Eu também se hospedaram na Barreira do Soberbo. Incorporada ao patrimônio ambiental da União em 1939, quando o presidente Getúlio Vargas criou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a sede da fazenda mantém a exposição permanente Flora Brasiliens, uma mostra sobre as pesquisas de Von Martius e uma maquete de toda a área do parque.

O casarão foi restaurado para a preservação de suas características originais e possui, além de videoteca, um auditório para palestras, cursos e seminários com capacidade para 40 pessoas. O local é a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Guapimirim.
Fonte: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/museu-von-martius

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO SOBERBO

Construída em 1731

Patrimônio Material - Guapimirim.
Há controvérsias, mas a história conta que os primeiros batismos da família real e sua corte, na região da Serra Verde Imperial, aconteceram na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo. Construída, em 1713, no meio da bifurcação das águas do rio Soberbo, o templo é uma das atrações do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e seu acesso se dá através do antigo leito da estrada de ferro que ligava o cais de Piedade a Teresópolis. Com alpendres laterais, que eram mCAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO SOBERBOuito comuns na arquitetura rural fluminense dos séculos XVIII e XIX, a a capela é coberta por telhas francesas e precedida por um terreno ladeado por muros de arrimo (escorados). Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1989, foi restaurada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO) em 2011. As missas celebradas no dia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro, são muito procuradas pelos fiéis.

Atual Museu. Antiga Fazenda do Soberbo. Guapimirim.

IHGI. Na Rota de Guapimirim

Inclui visita ao Parque Nacional dos Orgãos com destaque para a capela de Nossa Sra da Conceição do Soberbo, construída em 1713.