Catálogo de Moedas: Acervo arqueológico do sítio histórico Fazenda Macacu, Itaboraí, Rio de Janeiro do século XVI ao XX.

1784 - Moeda do tempo de D. Maria I

Prefácio
“Nem só de ossos, armas e ferramentas, vive o arqueólogo. Nem só de paus e pedras se constrói a arqueologia. É o que demonstra, com a habitual competência, Maria Beltrão e seus colaboradores, neste pesquisão e erudito catálogo de moedas encontradas em sítio perdido da terra fluminense.”
Apresentação
“As escavações do sítio arqueológico Fazenda Macacu resultaram em diversos acahdos, mas um, em especial, é representado pela presença de 57 moedas, em prata, cobre e bronze.
Essas moedas, cunhadas em diferentes países, têm datações que abrangem períodos de circulação de meados do século XVI ao início do século XX, sendo que a maioria absoluta (mais de 80,7%) data do séc. XVIII e, principalmente, do séc. XX. Essas peças metálicas foram encontradas durante as sondagens realizadas desde as proximidades das ruínas do Convento de São Boaventura até a Torre Sineira da Igreja Matriz de Santo Antônio de Sá.”

Fonte: http://www.mariabeltrao.com.br/livros/

Catálogo de Moedas da Fazenda Macacu