Rio de Janeiro.1858

Jean-Victor Frond (Montfaucon, França. 1821 - Varredes, França 1881). Fotógrafo. De nacionalidade francesa, possui estúdio no Rio de Janeiro entre 1858 e 1862. É o primeiro fotógrafo aqui instalado a conceber um projeto de longo fôlego, destinado a documentar a terra brasileira até a mais remota província. Não consegue realizar completamente seu intento, mas torna-se no entanto, em 1859, o autor do primeiro livro de fotografia realizado na América Latina, Brésil Pittoresque [Brazil pittoresco], com texto de Charles Ribeyrolles. Nesta obra, apresenta pela primeira vez um registro fotográfico do trabalho escravo e da vida rural no país; e define os paradigmas da fotografia de paisagem no Rio de Janeiro, popularizando temas como o Pão de Açúcar, os Arcos da Carioca e o outeiro da Glória.
Fonte: VICTOR Frond. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural,2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1866/victor-frond>. Acesso em: 01 de Abr. 2020. Verbete da Enciclopédia.

ISBN: 978-85-7979-060-7

O fotógrafo apresenta pela primeira vez um registro fotográfico do trabalho escravo e da vida rural no país; e define os paradigmas da fotografia de paisagem no Rio de Janeiro, popularizando temas como o Pão de Açúcar, os Arcos da Carioca e o outeiro da Glória.
( Brasiliana Iconográfica )

Edição Colorizada