Ata da 19ª Sessão  do Instituto Histórico Geográfico de Itaboraí em 16/08/2020

3º Ano de Fundação do IHGI

Reunião on-line através da plataforma do Google meet  em tempos de pandemia covid-19. Abertura e chamada da reunião online pelo Professor Deivid Antunes.

Inicio às 16:00, término às 17:30.

Presentes :

1-    Cristiana Rosa Pereira Jardim

2-    Rui Aniceto Nascimento Fernandes

3-    Deivid Antunes

4-    Victoria Vieira

5-    Renata Gama

6-    Rubens Carrilho Rubinho C.

7-    Sergio Toledo

8-    João Antonio Duarte GraçaVieira

9-    Juber Decco

10- Ronaldo Meirelles

Apresentação do novo presidente do instituto, João Antonio Duarte Graça Vieira, assumindo como antigo vice, devido à desistência do cargo de presidência do Professor  Deivid Antunes.

O antigo vice, atual presidente, propôs eleições para o cargo. Não houve manifesto das partes presentes, continuando assim até nova data de eleições no final do biênio 2019-2021.

Proposta de homenagear a Profª.  Drª Maria Beltrão, personagem admirada pelos membros componentes do instituto, não só por seu trabalho literário e pesquisa sobre a arqueologia da Vila de Sto. Antonio de Sá e o convento São Boaventura e outros, assim como também a função de diretora do Parque Arqueológico de São José de Itaboraí.” Personna mui grata” ao instituto, que se encontra imobilizada em cadeira de rodas devido a um AVC.

 Proposta do Prof. Dr. Rui Aniceto Nascimento Fernandes de convidar para uma “ live” do instituto  a professora Selma Matos, esposa do Prof. Ilmar Matos , sobre um estudo sobre sua obra “Lições de História do Macedo”. Data a combinar.

Explanação da antiga fazenda Quintanilha, sua localização em São Gonçalo e alguns detalhes, proferido pelo Professor Sérgio Toledo.

Relato de algumas atividades in loco na exploração territorial histórica na área de Itaboraí antes da formação oficial do IHGI, seguindo as fontes de localização através de literatura nos concedida gentilmente pelo Inepac, como o Santuário Mariano e O Rio de Janeiro Nas Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro.

Comentários de parabéns a Ronaldo Meirelles e à banda da Guarda Municipal de Itaboraí por fazer parte do Patrimônio da Cidade.

Tiveram a palavra todos os demais sócios presentes, e assim termino esta ata da sessão no dia 16 de Agosto.

Itaboraí, 18 de Agosto do ano de 2020.

Assino, o presidente João António Duarte Graça Vieira.